quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A CIDADE DE PARATY






Bela cidade colonial,considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.
patrimonio histórico

As construções de seus casarões e igrejas traduzem
um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".

 A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente grande importância econômica devido aos engenhos

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômic
paraia da trindade



 Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.


“Terra da Cachaça”, desde o final do século XVI, Paraty fabrica a melhor pinga do mundo, uma tecnologia artesanal preservada e aperfeiçoada com os avanços da ciência. Em 1600, a palavra "paraty" já era sinônimo não apenas de "cachaça", mas de "aguardente de cana-de-açúcar de qualidade superior". Dos mais de mil nomes que a cachaça tem, “paraty” é o mais universal, de maior lastro histórico e cultural. A cachaça de Paraty foi moeda para comprar escravos, ouro, pedras preciosas e café, e desde o seu nascimento já era exportada em grande escala para a Europa. Paraty chegou a ter, em meados do século XIX, cerca de 160 engenhos de aguardente.

Hoje em Paraty restam apenas seis engenhos produtores de cachaça. No mês de agosto, a cidade realiza o Festival da Pinga, evento nacional, uma das maiores festas dedicadas à aguardente no País.

A Coqueiro apresenta quase cinco séculos de ciência, arte e excelência, preservando o modo artesanal paratyense de fazer cachaça.






ALAMBIQUES  DE CACHAÇA













































Nenhum comentário:

Postar um comentário