terça-feira, 2 de outubro de 2012

RIBEIRÃO PRETO MUSEU DO CAFÉ


Peças alusivas a cultura do café, coletadas na Região e em outros Estados, principalmente Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Objetos de uso na zona rural: arados, máquinas de beneficiar café, veículos próprios de fazendas (trole, semi-trole, carroças), arreios, carro de boi (de 1867), um "coupê" (de procedência francesa que pertenceu ao Dr. Plínio de Castro Prado).
Coleção de moinhos para o processamento manual dos grãos de café, pilão, máquinas destinadas a descascar e ventilar o café, etc.
Duas grandes esculturas, uma em madeira e outro em gesso, representando os imigrantes italiano e alemães. Uma série de bustos em gesso de personalidades relacionadas com o café: Melo Palheta (Francisco de Mello Palheta), Dr. Henrique Dumont (1.º Rei do Café), Francisco Schmidt (2.º Rei do Café) e Geremia Lunardelli (3.º Rei do Café).
Coleção de xícaras, grãos de qualidades diferentes de café, pragas e pestes que atacam o cafeeiro, etc.
Máquina de 1908
Dentre as várias atrações do Museu do Café, os visitantes podem conhecer uma máquina de beneficiar café que começou a operar em 1908. A peça, utilizada no começo do século pela Fazenda São Joaquim, em Itobi (SP), foi doada por Vilma Della Torre Lima.

A máquina, da marca Machina Amaral, Typo 2 - nº 333, foi construída pela Officinas Progredior de Mechanica - Fundição Geral. Ela mede seis metros, pesando 1 tonelada e precisou de dois caminhões, depois de desmontada, para ser transportada para Ribeirão Preto.
Ela passou por um processo completo de descupinização e restauro, o mesmo acontecendo com um processador a ela acoplado. O descascador foi fabricado em 1956. O trabalho de recuperação foi feito por uma equipe de dez pessoas.

A máquina está em perfeito estado de conservação, incluindo as canecas que transportam o café para o estágio superior e também as correias que moviam as polias estão bem conservadas.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário