terça-feira, 23 de outubro de 2012

A COLORIDA EMBU DAS ARTES(SP)

Localizada a 30 quilômetros do centro de São Paulo, a cidade de Embu das Artes faz jus ao nome: o lugar é um celeiro de pintores, escultores, músicos e poetas. E uma vitrine para seus quadros, estátuas, canções e versos. A vasta produção artística da comunidade atrai mais de 20 mil turistas por fim semana. Expostas em ateliês, galerias e humildes barraquinhas, as obras atendem a todos os gostos: há desde artesanato indígena até peças de arte contemporânea.


feira de artesanato

Embu tem 260 mil habitantes e grande extensão urbana. A maioria dos seus atrativos, porém, concentra-se no compacto centro histórico da cidade. Foi com os jesuítas, presentes na região desde o século 16, que surgiu a tradição artística local. Além de catequizar os índios, eles esculpiam imagens sagradas para o acervo de sua sacristia.

Hoje, o Conjunto Jesuítico, erguido pela ordem religiosa no começo do século 18, é uma das imagens mais marcantes de Embu. Construído como igreja e residência dos padres, o complexo abriga o Museu de Arte Sacra. No local, pode-se admirar obras como o "Senhor Morto" - estátua de Cristo em tamanho real, esculpida a partir de uma única tora de madeira - e a figura de Nossa Senhora do Rosário.

O museu está situado no belo Largo dos Jesuítas e, nas alamedas vizinhas, surgiu uma das principais feiras de artes e artesanatos do país. São hoje mais de 500 expositores, além dos ateliês, antiquários e museus que ocupam as antigas casas do centro histórico. A diversidade de produtos à venda é imensa: há pinturas, esculturas, joias, vestimentas, penduricalhos, porcelanas, móveis rústicos e até plantas e flores. Tudo disposto com pendor criativo e bom gosto.

Aos domingos, quando todo o comércio se encontra em pleno funcionamento, músicos e poetas invadem a cidade, com seus violinos, sanfonas, violões e versos.
loja engenho velho
antiquario casarão
Outros atrativos turísticos em embu e uma delas é  " a cidade das abelhas'' e o parque   do lago francisco Rizzo.
Na cidade também se encontra lugares aconchegantes e de boa qualidade para se alimentar um dos locais indicados é o bar buenos aires no centro historico de embu com deliciosos petíscos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário